Entenda por que fazer manutenção preventiva no ar condicionado

A manutenção preventiva no ar condicionado é um cuidado essencial para preservar a vida útil do aparelho. Muitos consumidores acabam adquirindo máquinas sem nem ao menos saber quais os cuidados necessários para garantir sua eficiência. Vale sempre ressaltar que a manutenção preventiva, quando feita corretamente, não é só benéfica para a refrigeração do espaço, mas também pode ser essencial para a saúde das pessoas que circulam no ambiente.
Por Jair Melo Sousa | Em: 21/03/21 - 14:04

Manutenção preventiva evita o mau funcionamento do ar condicionado

 

Como já falamos algumas vezes por aqui, o ar condicionado está exposto ao acúmulo de sujeira que contém no ambiente naturalmente e, com isso, fica exposto a proliferação de micro-organismos também. Porém, isso só acontece se não forem tomados os cuidados necessários como limpeza e manutenção preventiva do ar condicionado. Além dos prejuízos que podem trazer para a saúde, essas sujeiras interferem, e muito, no bom funcionamento da máquina. 

manutenção preventiva consiste no diagnóstico técnico sobre a eficiência da máquina. Ela deve ser feita com certa recorrência, atuando como um meio de prevenção mesmo. Muitos consumidores adquirem seus aparelhos e não se preocupam nem com a limpeza quinzenal dos filtros da máquina, que eles mesmos devem fazer. Se esse for o seu caso, comece imediatamente a se atentar a isso.

Conheça alguns filtros de ar condicionado que podem tornar o ambiente muito mais saudável.

Quando o aparelho é sujeito a correta limpeza e/ou manutenção, o instalador é capaz de identificar possíveis problemas futuros que afetam o seu funcionamento como má refrigeração, barulho, formação de gelo ou até o problema do ar condicionado começar a pingar.

Benefícios da correta manutenção do ar condicionado para a saúde

Além de trazer prejuízos ao aparelho e causar problemas para a saúde, a sujeira que se acumula no interior do ar condicionado atrapalha o seu bom funcionamento, sendo uma das principais causas de pane, por exemplo. 

A sujeira que se acumula nos filtros do ar condicionado pode voltar ao ambiente durante o processo de refrigeração. Ou seja, quando a limpeza preventiva não é feita corretamente e dentro do período exigido, os filtros, ao mesmo tempo que retém, também acabam liberando a sujeira através do ar condicionado.

ATENÇÃO: A higienização do ar condicionado deve ser feita, pelo menos, uma vez a cada 15 ou 30 dias. Quanto menor o período, mais difícil será a proliferação de bactérias, fungos e a retenção de sujeira também será muito menor.

Portanto, realizar a manutenção e manter a limpeza em dia evita o acúmulo de sujeira e ainda aumenta a vida útil do equipamento.

A sujeira sempre se concentra nos filtros de ar primeiramente, e mesmo que o consumidor faça a limpeza correta sugerida no manual do fabricante, a higienização profissional é indispensável. 

Preservação dos componentes internos do ar condicionado

Independente da frequência com que um aparelho de ar condicionado esteja sendo utilizado, a manutenção preventiva precisa ser feita por alguns outros motivos além do desgaste. 

Algumas peças podem desenvolver ferrugem e necessitam de correção para evitar problemas mais complexos para a máquina. Isso acontece principalmente em áreas litorâneas, em decorrência da maresia.

Manutenção preventiva x Economia

A falta de higienização e manutenção do ar condicionado, dentro dos períodos indicados pelo fabricante, prejudicam o aparelho pois ele passa a operar com um esforço muito maior, sobrecarregando o compressor, que é responsável por resfriar o ambiente. Nessas condições, o aparelho consome muito mais energia, o que seria evitado fazendo a manutenção e higienização correta.

Um outro ponto a se considerar é que, empresas que manipulam bens de consumo, não devem nem cogitar dispensar esse tipo de planejamento preventivo para o sistema de refrigeração. Afinal, o ar condicionado do ambiente que, muitas vezes, garante a qualidade dos produtos entregues, principalmente no ramo alimentício.

Processos da manutenção preventiva do ar condicionado

Semanalmente é indicado que os próprios consumidores façam a limpeza do filtro de ar da máquina, alguns fazem quinzenalmente, e tudo bem também, como já mencionamos acima. Outros pontos a se observar, mas em uma frequência menor (mensal) é a limpeza da mangueira, da bandeja de drenagem e o encaixe das aletas.

Os cuidados da manutenção semestral se resumem em uma série de outros fatores como limpeza da serpentina, ajuste dos contatos dos cabos elétricos no borne, limpeza do sistema de drenagem (caso exista), revisão dos contatos dos cabos elétricos no compressor, revisão do sensor de temperatura (caso exista), ajuste dos parafusos do gabinete, verificação dos capacitores, verificação dos calços, ajuste da hélice e motor, verificação sobre necessidade de substituição do fluido, entre outros.

Portanto, concluímos que o diagnóstico técnico é, mais uma vez, indispensável para o bom funcionamento e preservação do ar condicionado. Garantir essas práticas é o melhor a se fazer tanto para a saúde, como também para o bolso do consumidor. 

 

Fonte: https://blog.centralar.com.br/entenda-por-que-fazer-manutencao-preventiva-no-ar-condicionado/

Veja mais sobre: manutenção,

PARCERIAS DE SUCESSO Clientes e Parceiros

Melos Refrigeração & Engenharia

Destaque em engenharia elétrica: consultoria, estudos, projetos, instalações e manutenção. 

 

EU APOIO SOCIAL